A GREGIA ANTIGA
CEI
Sara Trindade Amorim
Radioatividade na área de física e química
Manaus/Am
2013
Centro Educacional Imperial
CEI
Sara Trindade Amorim
Radioatividade na área de física e química
Trabalho solicitado pela professora Ana Paula para obtenção de nota parcial do 3ºbimestre do 9ºano A
Manaus/Am
2013
Introdução
Muitas vezes, o conceito da radioatividade é deturpado pela sociedade em detrimento a tragédias do passado. Além dessa associação de ideias negativas, é natural que as pessoas logo condenem qualquer prática realizada nessa perspectiva.
Assim, com o objetivo de discutir o conceito de radioatividade, este trabalho apresenta as facetas do tema: apesar de discorrer sobre os aspectos negativos, também visa mostrar suas vantagens, aplicações, desenvolvimento, tem-se como meta esclarecer que o processo da radioatividade é um processo natural, o qual envolve grande quantidade de energia e que se o homem não for extremamente rigoroso com normas e técnicas adotados, poderá nos levar novamente ao passado, com verdadeiros desastres. pessoas, seja na medicina, seja na engenharia.
Radioatividade na área de Física
Toda a matéria que constitui o universo é composta por rearranjo de átomos, os quais são integrados por prótons, nêutrons e elétrons. A diferença quantitativa dos elementos integradores dos átomos é o que confere a cada material, características físico-químicas distintas que caracterizam sua singularidade. Todavia, um elemento pode se apresentar de diversas formas na natureza, mas com comportamento químico idêntico. Um exemplo disso são os isótopos, cujo conceito se refere à característica de átomos apresentarem o mesmo número de prótons, mas com diferente número de nêutrons, tornando-os instáveis.
Essa instabilidade pode ser definida como excesso de