A grecia antiga
A Grécia se localiza na Europa, numa região que se chama Península Balcânica.
A Civilização Grega se originou em tempos remotos, formada pela união de vários povos. A Grécia Antiga era habitada por Pelágios, pastores seminomades. Por volta de 2000 a.C. os indo europeus, grupo humano formado pelas tribos dos Aqueus, Jônios, Eólios e Dórios, emigraram para a região. Da fusão dos invasores com os povos locais, surgiram os gregos, também conhecidos como helenos.Em 1500 a.C. os aqueus invadem a Ilha de Creta. Ao se misturarem com os cretenses, os aqueus herdaram os seus costumes, dando origem a Civilização Creto-Micênica. Alguns séculos depois, em 1200 a.C., os dórios também invadiram a Ilha, destruindo a unidade política creto micênica.Com este acontecimento, boa parte dos creto-micênicos abandonaram a ilha e passaram a viver em outras regiões do mediterrâneo como a costa da Ásia Menor e a Península Balcânica. Este acontecimento ficou conhecido como Primeira Diáspora Grega.
Pré-Homérico (1900-1100 a.C)
Antes da chegada dos indo europeus, a região balcânica era habitada por populações nômades que praticavam ao pastoreio. Já na Ilha mediterrânea de Creta, existia uma civilização bastante evoluída. Após invadirem a Península balcânica os dórios foram em direção a Creta e arrasaram com a população da ilha.
Período Homérico (1100 a.C - 800 a.C)
Com a destruição da civilização micênica, os gregos regrediram. As cidades existentes da época lutaram entre si, o comércio e a escrita desapareceu quase por completo na região. Os Gregos passaram a praticar a agricultura de subsistência.Os gregos passaram a se organizarem em Genos, clã familiar chefiado por um Pater, o mais velho de todos e que exercia a autoridade sobre todos os membros da família. Este tipo de organização ficou conhecida como comunidade gentílica, as plantações e alimentos atendia a necessidade de todos.
Período Arcaico (800 a.C - 500 a.C)
Com o passar do tempo a população grega