A Gram Tica Do Tempo
As edições Afrontamento e a Livraria Almedina têm o prazer de convidar V. Exa. para a sessão de apresentação do livro de Boaventura Sousa Santos
A GRAMÁTICA DO TEMPO Para uma Nova Cultura Política
A Sessão terá lugar no dia 30 de Outubro, pelas 21.00h, na Livraria Almedina, Estádio Cidade de Coimbra
A partir do conceito designado por “epistemologia do sul”, o autor desenvolve e propõe um modo alternativo de pensar as próprias alternativas. Ou seja, colocado perante a democracia de baixa intensidade, hoje dominante, o sociólogo avança propostas de democracia de alta intensidade, com vista à realização de uma afirmação e expansão dos espaços públicos, independentemente de serem ou não estatais.
Esta obra, editada pelas edições Afrontamento, dedica-se, de resto, a analisar as articulações entre os espaço-tempo local, nacional e global, tocando e interpelando as grandes questões do nosso tempo. E com isso, como o próprio Boaventura de Sousa Santos refere no livro, procura abrir caminhos através da apresentação de ideias, projectos e propostas que são tão utópicas “quanto o respeito universal pela dignidade humana”.
“Uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências”, “A Universidade popular dos movimentos sociais”, “A construção intercultural da igualdade e da diferença” e “A crise do contrato social da modernidade e a emergência do fascismo social” representam alguns dos temas do livro que aponta para a necessidade de reinventar a democracia, a cultura politica e o próprio Estado.
No fundo, aquilo que esta obra apresenta ao leitor é uma espécie de infra-estrutura — o autor chama-lhe “fundamentos” — de “uma nova cultura politica que permita voltar a pensar e a querer a transformação social e emancipatória”. Por outras palavras, que “o conjunto dos processos económicos, sociais, políticos e culturais tenham por objectivo transformar as relações de poder