A GLOBALIZAÇÃO E SUAS DIMENSÕES
Professor – Eduardo Pimenta
Curso – Direito
Disciplina – Direito da Globalização
Nome – Maria Eduarda Nitsche T258359
Período – DR5A06
GLOBALIZAÇÃO
AS PRINCIPAIS DIMENSÕES DA GLOBALIZAÇÃO
O conceito globalização surge na década de 90, é um conceito que evolui, provém de uma nova forma de referir-se ao conceito Interdependência, assim apelidado na década de 70, para fazer referência à existência de efeitos recíprocos entre os países e as regiões.
A globalização é então uma espécie de interdependência com características especiais, onde existem redes de conexões e estas são feitas a grandes distancias, sobretudo entre continentes, não apenas entre as regiões.
Deve então reter-se que a globalização não é um fenómeno apenas regional, local ou nacional, mas mundial.
Quando falamos em globalização, e pensamos nas suas dimensões, nos referimos a múltiplas dimensões, como a Económica, Cultural, Ambiental, Militar, Política e Social. Estas seis dimensões nem sempre ocorrem ao mesmo tempo, mas relacionam-se.
Atualmente a globalização está profundamente enraizada no nosso dia a dia, isto se deve essencialmente a três fenómenos, sendo eles, o aumento das redes de contatos com maior intensidade nas relações económicas, sociais e culturais. A revolução tecnológica é outro fenómeno que reduz o custo das comunicações, possibilitando a expansão das ideias mais rapidamente junto com costumes, praticas e crenças.
Entretanto, o intuito dado a este, é discorrer das seis dimensões da globalização citadas acima, vejamos:
(i) Econômica:
Por três razões a globalização conduz ao crescimento econômico, primeiro porque gera emprego, segundo rápido crescimento leva ao aumento das receitas fiscais, terceiro que as famílias de classe baixa encontram empregos com mais facilidade melhoramento assim a saúde, educação e bem estar dessas famílias.
Após a Segunda Guerra Mundial constituiu-se o GATT uma estrutura organizada e coordenada de regras e