A globalização dos mercados e a internacionalização da empresa
Estamos na era da informação, das novas tecnologias e da globalização. As mudanças que ocorreram em nível global durante as últimas décadas estão intimamente ligadas a estes três conceitos, os quais transformaram e transformam, com enorme rapidez, o mercado de trabalho.
Não é de agora que vemos os países compartilhando produtos e serviços, principalmente no mercado, através das multinacionais. Isto deu maior proximidade aos países e gerou a globalização, por exemplo, a Coca-Cola que é vendida no mundo todo, traz proximidade entre os países através do comércio. Outro grande exemplo são os meios de comunicação, principalmente a internet, que ultimamente tem sido o pódio para a globalização.
A partir de grandes transformações, surgem também novas oportunidades e as empresas e instituições empenham-se em identificá-las para delas fazerem proveito.
As empresas preocupadas em serem competitivas estão sempre atentas às formas de se beneficiarem de novas tendências e aplicá-las às suas organizações.
Com o avanço das inovações tecnológicas e organizacionais, muito nos leva a crer que funções como as de execução e processamento, por exemplo, tendem a se extinguir. No entanto, isto não é de todo verdadeiro, pois mesmo estas funções, mas apresentando um nível de especialização elevado e voltado especificamente para uma
Indústria ou segmento, podem ser bastante valorizadas no mercado de trabalho do mundo globalizado.
Portanto, percebemos que um caminho promissor para uma inserção bem sucedida no mercado de trabalho que se apresenta é o alto nível de especialização profissional. De fato, o mercado de trabalho está mais seletivo e, assim, o profissional apto a atender às exigências e às transformações pelas quais passam as empresas detém melhores chances de sucesso.
Para tudo isso, é muito importante ter a assessoria de profissionais competentes, conhecedores do mercado de trabalho em