A globalizacao na vertente social
O objetivo deste trabalho é fazer uma pequena demonstração, análise do processo e o contexto da globalização na vertente social. A opção por analisar os aspectos que particularizam esse fenômeno tem o sentido de demonstrar as várias faces da globalização com o objetivo de conferir o sentido da nova ordem, em escala planetária, como suporte de múltiplas relações: lugar do econômico, social e simbólico.
A análise procedeu tomando como ponto de partida o conceito de Globalização, a fim de proporcionar um quadro teórico, identificando-se nos tipos de relações comentados nas partes que seguem este trabalho no decorrer do seu desenvolvimento demonstrando os aspectos negativos da globalização fazendo uma análise da situação atual.
ASPECTOS sociais da globalizaÇÃo
O que é Globalização?
Podemos definir a GLOBALIZAÇÃO como um processo social que atua no sentido de uma mudança na estrutura política e econômica das sociedades, ocorrendo em ondas, com avanços e retrocessos separados por intervalos que podem durar séculos.
O processo de globalização pode funcionar melhor num espaço onde as políticas econômicas são convergente e não no mundo formado por blocos, desta forma o novo desenho das políticas públicas a nível mundial contribuíram muito para a consolidação do processo. É impossível para as empresas concorrerem em pe de igualdade sem um mínimo de globalização do sector público. Medidas de dessajuste, abertura comercial, regionalismo aberto, e as decorrentes dos programas de estabilização e ajuste estrutural adotadas para atingir maior eficiência, competitividade e flexibilização da estrutura produtiva, foram fundamentais para que o fenômeno da globalização fosse incorporado nos países em desenvolvimento (Agudelo 1997).
Aspectos Sociais da Globalização
Nos anos 90, a globalização econômica fundiu-se enquanto fase do capitalismo com marcantes pólos sociais, caracterizando-se como fenômeno que promoveu a comunicação entre as nações; abriu