a ginástica
GINÁSTICA GERAL
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina GINÁSTICA GERAL como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Marciana Roberta de Oliveira.
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO - CURITIBA
2015
Quais as possibilidades reais de implantação de aulas de ginástica geral em escolas e outros locais, como clubes e academias? Como isso se daria? O que deveria ser ensinado?
Tratando-se da relação da ginástica com a Educação Física, era de suma importância seu uso em escolas para desenvolver a vontade, coragem, força, energia de viver, desenvolvendo também a moral, além da regenerar as raças e promover a saúde. Segundo (TOLEDO,1995), a definição cientifica diz-nos que a ginástica é a exercitação metódica dos órgãos no seu conjunto, por intermédio de exercícios corporais, de forma precisamente determinada e ordenados sistematicamente de modo a solicitar não só todas as partes do corpo, como as grandes funções orgânicas vitais e sistemas anatômicos, como o respiratório, cárdio-circulatório, o de nutrição, nervoso, entre outros. A ginástica a ser desenvolvida no ambiente escolar ou em clubes tem o objetivo do contato com o esporte, não priorizando a competição, mas a participação. a ginástica ajuda a desenvolver habilidades motoras e capacidade física nas crianças potencializando seu desenvolvimento e sua posterior aquisição e performance nas habilidades mais específicas e complexas dos esportes. A ginástica na escola pode ser realizada em danças, expressões folclóricas e jogos, expressadas por meio de atividades livres e criativas com o objetivo de promover o lazer saudável, proporcionando um bem estar físico, psíquico e social, ajudando também na performance coletiva, sem qualquer que seja a limitação individual para sua prática, relacionada a sua execução, sexo ou idade. Deve-se levar em conta a importância de