A Ginástica enquanto componente curricular da Educação Física escolar
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNs, a Educação Física é a disciplina responsável por apresentar aos alunos o universo da cultura corporal através de várias estratégias e metodologias que atendem este conteúdo no âmbito escolar. Portanto, entende-se a Educação Física como uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento e a Educação Física escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento formando um cidadão que vai produzi-la, transforma-la e utilizar seus conhecimentos no seu convívio social.(BRASIL, 1997)
Em nível nacional, os conteúdos da Educação Física escolar estão distribuídos em 3 blocos: esportes, jogos, lutas e ginástica; atividades rítmicas e expressivas; e conhecimento sobre o corpo (BRASIL, 1997).
Perdomo (2011) ressalta que a Ginástica configura-se nos currículos atuais como conteúdo estruturante da Educação Física e seu ensino é de grande valia para a educação dos alunos, uma vez que proporciona a capacidade de gerar conhecimento do corpo através das diferentes formas de movimentos, como também a capacidade de expressão corporal por meio da possibilidade de criação e recriação da própria ação.
Na Ginástica é possível desenvolver diversas habilidades motoras. A aplicação deste conteúdo nas aulas de educação Física vem enriquecer o leque de possibilidades das práticas corporais . A ginástica artística está inserida no conteúdo da Ginástica, bem como a Ginástica aeróbica e a rítmica. Ela está inserida no primeiro bloco de conteúdos dos PCNs e apresenta finalidades diversas como preparação para outras modalidades, pode ser utilizada de forma recreativa, competitiva e de convívio social, envolvendo ou não a utilização de materiais ou aparelhos, mas principalmente respeitando os níveis de desenvolvimento e as características individuais dos alunos (BRASIL,