A GESTÃO PROFISSIONAL NAS PEQUENAS EMPRESAS
Um Estudo nas Empresas do Setor de Panificação de Lavras, MG
1INTRODUÇÃO
Este trabalho constitui-se em um projeto para a realização de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo que tem por objetivo entender a importância do administrador profissional nas pequenas empresas. Sendo a administração uma ciência social aplicada relativamente jovem e seus cursos de graduação no Brasil também assim recentes, é de grande importância verificar como o mercado tem absorvido os profissionais da área, levando em conta ainda a crescente procura pelos cursos de nível superior em administração. Todavia, mais importante ainda é evidenciar a importância desses profissionais para a organizações, por isso este trabalho irá debruçar-se sobre essa questão.
O foco da pesquisa de campo estará direcionado para empresas do setor de panificação, inicialmente por se tratar de um ramo bastante comum em todas as regiões brasileiras e seu produtos - industrializados - de grande consumo e importância para a população como um todo. Tradicionalmente, as padarias produzem e comercializam pães, bolos, confeitos, biscoitos, massas, dentre outros, além de também realizar a revenda de produtos de conveniência como bebidas, doces em geral, alimentos, produtos de higiene e limpeza, dentre outros (SEBRAE, 2000).
2PROBLEMATIZAÇÃO
A problemática da pesquisa estará centrada numa investigação sobre a gestão profissional nas empresas escolhidas. Ao verificar se as empresas possuem, ou não, um administrador profissional, buscará-se também identificar se estão sendo aplicadas as técnicas e os conceitos da administração oriundas da formação profissional. Nas empresas em que não for verificada a presença do administrador profissional, a pesquisa buscará entender os motivos da ausência e as possíveis intenções de contratar ou não um profissional da área para a função de gestor.
No atual ambiente mercadológico permeado por constantes mudanças e