A Gestão Empresarial num Processo de Concorrência
No presente trabalho, falarei da Gestão Empresarial no geral mas, focando-me no seu processo de concorrência. Aprofundarei a gestão empresarial de modo a encaixar-se na disciplina de Microeconomia, tentando fazer com que o tema faça efeito para uma melhor percepção da Gestão Empresarial mas num processo de concorrência. Falarem do Mercado, seus lucros, outros subtítulos que farão com que tente alcançar o objectivo do trabalho, desenvolvendo o tema de forma eficaz e clara.
2. Gestão Empresarial
É um modelo de trabalho que possibilita o planejamento, alocação e gestão recursos, acções, valores, etc., procurando alcançar os objectivos propostos por uma organização (empresa), podendo encerrar critérios formais e/ou informais de actuação, demostrando a visão, os valores e a missão que orientam o alcance dos objectivos e resultados procurados, mas isso tudo com uma orientação da política de valores.
Sendo assim, a gestão eficiente e eficaz de um negócio é um actor determinante para a sobrevivência empresarial. O contexto actual globalizado, cheio de mudanças económicas e sociais no âmbito nacional e internacional, exige uma preparação, conhecimento e habilidades dos administradores para actuar e situações muito complexas.
3. Tipos de Concorrência
Uma Concorrência é aquela situação do mercado em que os diferentes produtores/vendedores de um determinado bem e/ou serviço actuam de forma independente, face aos compradores/consumidores, com o fim de alcançar um objectivo para o seu negócio (lucros, vendas e/ou quota de mercado), utilizando diferentes instrumentos, de modo a alcançarem a meta. Uma empresa sofre concorrências e possui concorrentes. Essas concorrências são as Imperfeita e Perfeira.
A concorrência perfeita é a melhor da economia nos dias de hoje, é muito procurada mas pouco encontrada, e é nesse ponto em que acabamos por encontrar a concorrência imperfeita.