A GESTÃO DA PRODUÇÃO NOS ÚL NOS ÚLTIMOS 45 ANOS
Existem diversos modos de gestão para uma empresa, mas como saber qual é a mais indicada entre elas? Excluindo a “produção em massa” já seria um bom começo, devido ao fato de esse tipo de gestão acabar com a competitividade entre as empresas. Para melhorar a situação, houve avanços tecnológicos que permitiram o gerenciamento através de software. Nos dias atuais, é possível imaginar uma empresa de médio ou grande porte sem um programa de software? Provavelmente, não. Esses programas viriam para auxiliar na sistematização das informações para a tarefa de planejamento e controle da produção.
Entretanto, nem todos são a favor da utilização do software. Taichi Ohno trabalhava para a Toyota Motor Company, foi o responsável pela criação de uma gestão de forma alternativa. A “produção enxuta”, criada por Taichi Ohno, tinha princípios opostos em relação a “produção em massa”, principalmente em relação à gestão de materiais e ao trabalho humano nas fábricas. Sendo considerado um bom método de gestão para empresas, devido ao fato que o Japão, que passa a adotar esse método, teve um alto crescimento fantástico no setor industrial.
Porém, houve controvérsias que fizeram ser questionado se a “produção enxuta” seria a melhor forma de produção. O principal fator era a aproximação dessa gestão com o fordismo.
As empresas que adotavam a “produção em massa” se arrependiam por não conseguirem alcançar suas metas, mas também não adotavam a “gestão enxuta”. Outras formas de gestão surgiram, mas foram “excluídas”, como o “sistema reflexivo”, por não serem apropriadas para a administração de uma empresa de médio ou grande porte.
Teoria das restrições de Eliyahu Goldratt? É esse a melhor forma de gestão? De acordo com os dados, sim. Essa teoria propõe a estipulação de metas de organização. Tal abordagem, foi bem aceita na gestão industrial. Possui