A gestão da performance em organizações públicas
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Doutoramento em Gestão de Empresas
Seminário - Prof. Dr. Carlos F. Gomes
Aluno: José Carlos Figueiredo – Matrícula 2011107007
Apresentação: 13/04/2013
Modelos de Medição de Performance
Modelo STAIR (Strategy, Targets, Assignment,
Implementation, Results) – incorpora recomendações decorrentes de vários modelos sistêmicos no contexto público, como TQM, EFQM, novo modelo de gestão pública.
O modelo é constituído por fases distintas e complementares: • Planejamento Estratégico (STA);
• Implementação Estratégica (I);
• Avaliação de Resultados Estratégicos (R).
Concentra-se em toda a organização, a fim de destacar como todos e cada um único subsistema está realizando e como ele contribui para a realização dos objetivos estratégicos da organização.
Modelo STAIR (cont...)
• O modelo é caracterizado por dois elementos principais: operacional e cultural • Operacional – conjunto de atividades que a organização deve executar com sucesso com a finalidade de aumentar o seu desempenho: varredura do ambiente, o reconhecimento das necessidades das partes interessadas, elaboração de planos estratégicos, construção de consenso, atribuição de projetos, implementação de planos de ação específicos através do alinhamento dos vários subsistemas, mensuração e análise de resultados etc. (É o aspecto visível do modelo).
• Cultural – inclui conjunto de valores que a organização deve cultivar, a fim de obter um desempenho sustentável e melhoria contínua, por exemplo: resultado e orientação cidadão, meritocracia, transparência, abertura, colaboração, consenso, participação, capacitação dos funcionários, a confiança etc. (É o aspecto invisível do modelo).
Modelo STAIR (cont...)
Sugere-se que o modelo capte a dualidade do setor público para atuar como “empresário” e como “guardião” do interesse público ao ver esses dois papéis se
reforçando