A Gest O Participativa Um Processo Que Visa O Desenvolvimento Da Empresa
O modelo tem como prerrogativa engajar todo quadro funcional nos objetivos da empresa. Pode parecer uma mudança radical para empresas mais conservadoras, ainda muito apegadas à hierarquia e a estruturas rígidas, em que a imagem do gestor representa a imposição de tarefas e a do empregado é a daquele integrante que cumpre com o trabalho proposto. Essas relações precisam ser revistas quando há intenção derenovar o modelo de gestão, promovendo a maior participação de todos.
Chamada também de administração participativa, essa estratégia precisa fazer parte dacultura da empresa que deve considerar todas as propostas, ou seja, não basta receber ideias e descartar. É preciso valorizar a participação, com devidos méritos aos que sugerem melhorias que serão implantadas. Quando necessário, a ideia pode ser repassada aos demais colaboradores para que seja aperfeiçoada, mas ela nunca deve ser desmerecida. É preciso analisar as propostas, encaixando as que se enquadram aos objetivos da empresa e justificando as que não podem ser aproveitadas.
Equipe bem estruturada e comunicação
A gestão participativa pressupõe engajamento, o que não combina muito com profissionais apáticos. Avalie, antes de tudo, o quadro funcional. Estude mesmo os funcionários, avaliando o que os motiva e o que os desmotiva. Promover ajustes entre as funções desempenhadas