A geografia humanista ( resumo)
TÍTULO:
A perspectiva humanista na Geografia
OBJETIVO:
Compreender através da descrição sucinta, alguns pontos fundamentais na construção e evolução da geografia humanista.
JUSTIFICATIVA:
O trabalho pretende apresentar brevemente como o surgiu da Geografia Humanista e sua contribuição para ciência geográfica na perspectiva voltada as relações homem no espaço e lugar em que vive.
INTRODUÇÃO:
A Geografia Humanista surge na década de 70 sob a forte influência da década anterior que buscavam resgatar o caráter científico das ciências sociais, juntamente com as corretes de pensamento como; anarquismo, estruturalismo, marxismo, do pragmatismo, existencialismo e nas idéias da fenomenologia. E consequência reformulação e uma revisão dos conceitos e bases filosóficas da Geografia cultural e histórica.
No cenário mundial da época apresentava uma valorização no modo de explorar economicamente os lugares e a ação do Estado em sua organização. Originando nas ciências humanas um repensar sobre o positivo clássico, pois não atendia a complexidade momento.
Com esses fatos que visam à reformulação da Ciência Geográfica surge a Geografia Humanista tendo um enfoque critico ao discurso neo positivismo e compreendendo entendendo que os valores e as atividades humanas não são isolados do contexto social.
DESENVOLVIMENTO:
Naquele tempo a sociedade ainda estava sob o impacto das mudanças culturais a década anterior proveniente a uma série transformações nos setores científicos, tecnológicos, social e econômico. Voltados com as questões do de planejamento econômico e a influência do Estado no panorama territorial no arranjo dos espaços.
Logo, houve uma necessidade de mudança de postura em relação às ciências humanas que deveria ultrapassar a base do positivismo clássico e seus meios de pesquisas, descrever e quantificar os fenômenos, já não se aplicava sob complexidade daquela realidade.
O homem passa a ser visto como um ser cultural que