A geografia dos tempos modernos
Até o século XV, quando tiveram início a expansão marítima europea e a estruturação do espaço geográfico mundial como resultado da expansão capitalista, o mundo conhecido pelos europeus abrangia, além da própria Europa, o Norte da África e a Ásia. Os árabes, por sua vez, conheciam, além do Norte da África, a Ásia e a Europa. O mundo conhecido hoje abrange todo o planeta Terra – tanto que esses termos podem ser usados como sinônimos. E isso aconteceu em razão do avanço das técnicas de transportes e de comunicações. Hoje, em tempos de globalização, ora utiliza-se “mundo”, ora utiliza-se “planeta”, “Terra” ou “globo”, em referência ao espaço geográfico terrestre. Todos esses termos são usados como sinônimos.
Esta atividade deve propiciar aos alunos, a partir da observação do esquema do desenvolvimento do capitalismo, uma visão panorâmica das etapas de sua evolução.
1. As etapas da evolução do capitalismo são: comercial, industrial, financeira e a fase a atual, chamada de informacional.
2. A expansão do sistema capitalista: começou no final do século XV, com as Grandes Navegações, quando se ampliaram as rotas CE comércio pelo mundo todo, marcando a chamada Revolução Comercial.
1. A concentração de capitais é uma tendência antiga do capitalismo. O capitalismo financeiro, houve uma crescente concentração de capitais, resultante de fusões e incorporações de empresas, levando ao surgimento dos trustes, que passaram a ter grande participação no mercado, monopolizando-o ou oligopolizando-o. É interessante fazer uma ponte entre o capitalismo financeiro do final do sec. XIX e inicio do XX e o capitalismo informacional atual, quando estão se intensificando as fusões, propiciando o surgimento de conglomerados gigantescos compostos por empresas que atuam em diversos setores. 2. Essa tendência é ruim para os consumidores na medida em que reduz a concorrência entre as empresas. Isso significa que as pessoas têm menos opções de