A Geografia como ciência e a Região como objeto de estudo
Centro de Humanidades – Geografia 2011.1
Disciplina: Região e Regionalização
Docente: Lincoln Diniz
Discente: Jose Silvano de Sousa Lima
A Geografia como ciência e a Região como objeto de estudo
Campina Grande, Janeiro de 2013
Vários fatores impulsionaram o desenvolvimento da geografia que é conhecida hoje, muita desses fatores foram relacionados a historia de fato. A valorização dada aos lugares e regiões foi grandiosa, principalmente no tangente aos conhecimentos econômicos e naturais que, por sua vez, contribui para a valorização de certas regiões. A filosofia também teve forte papel para o desenvolvimento geográfico, todas essas características juntas deram e formaram um novo olhar para a geografia, como uma ciência propriamente dita.
O conhecimento dos lugares recebeu grande acréscimo, especialmente por inúmeras partes da sociedade, entre cientistas, políticos, etc. inúmeras explorações trouxeram a tona descobertas de novas terras (colonização), além do que através dessas descobertas o conhecimento geográfico teve grande sistematização. As inúmeras formas de pensamentos filosóficos também tiveram seus papeis no decorrer da sistematização geográfica, tais foram o iluminismo, idealismo e positivismo, este ultimo com contribuição de Emanuel Kant (1772-1804) que propôs a geografia como disciplina.
A logica de Kant para o espaço está baseada na questão de que o espaço é condição de toda experiência dos objetos, incluindo aí a natureza, o homem e etc. Kant também incluía no seu pensamento a ideia de região, sendo que as inúmeras relações homem-natureza, geral-particular são típicas de Kant e particularmente do iluminismo.Outros filósofos tiveram grande papel na construção da geografia, Augusto Comte (1789-1857) influenciado pelo evolucionismo de Charles Darwin. Este, por sua vez, encaixado na teoria determinista, onde o meio determina as situações