A Gen tica Molecular
A genética molecular estuda o código genético e suas possíveis modificações para usos, principalmente, da medicina e da agricultura.
A genética molecular se iniciou nas fundações da genética clássica, porém tem um enfoque maior à estrutura e função dos genes ao nível molecular. A genética molecular emprega os métodos da genética clássica (por exemplo: a hibridação) e da biologia molecular.
Uma área importante dentro da genética molecular é a sistemática molecular, que usa a informação molecular para determinar os padrões de descendência, avaliando corretamente a classificação científica dos organismos.
Outra área importante é a epigenética, que é o estudo das características herdadas e que não estão estritamente associadas a mudanças na sequência do DNA.
Alguns autores defendem que a vida pode ser definida, em termos moleculares, como o conjunto de estratégias que os polinucleótidos de RNA usaram e continuam a usar para se perpectuar a eles próprios. Esta definição baseia-se em trabalho dirigido para conhecer a origem da vida, estando associada à hipótese do RNA.
Forward Genetics
Uma das primeiras ferramentas a ser utilizada pelos geneticistas moleculares foi o rastreio genético. O objetivo desta técnica é identificar o gene que é responsável por um determinado fenótipo. Muitas vezes usa-se um agente mutagênico para acelerar este processo. Uma vez isolados os organismos mutantes, torna-se possível identificar molecularmente o gene responsável pela mutação.
Reverse Genetics
Embora os fundamentos da Forward genetics sejam eficazes, pode-se usar uma abordagem mais direta: determinar o fenótipo resultante da mutação de um determinado gene. O que se chama reverse genetics. Em alguns organismos, como verduras, é possível induzir uma deleção num gene específico, criando um gene nocaute. Uma alternativa possível é induzir deleções aleatórias no DNA e selecionar posteriormente as deleções em genes de interesse, usar interferência de