A Gastronomia No Jap O
A culinária japonesa é totalmente dominada pelo arroz branco (hakumai) em 2500 a.c, e poucas refeições seriam completas sem ele. Peixe, carne, legumes, conservas são considerados como acompanhamento (okazu). É utilizado um tipo de talher diferente, denominado hashi, de origem chinesa, que consiste em dois pequenos bastões de madeira, plástico ou metal.
As refeições tradicionais recebem seu nome de acordo com o numero de acompanhamentos que o prato traz com o arroz ou ate mesmo da sopa.
Como o Japão é uma nação insular, seu povo consome muitos frutos do mar, além de peixe e outros produtos marinhos (como algas). Mesmo não sendo conhecido como um país que come muita carne, poucos japoneses se consideram vegetarianos. Carne e galinha são comumente inseridos na culinária do cotidiano.
O macarrão, originado na China, também é uma parte essencial da culinária japonesa.
Hashi e saquê por volta do século 5, a economia passou a se basear somente no arroz. Presente não só no dia a dia, os bolinhos de arros (moti) e o saquê passaram a marcar festa como a do ano novo.
Carnes Proibidas, a partir da metade do século 7, surgiram varias leis contra o consumo da carne de aves, porco e boi.Já o coelho e o javali eram permitidos em raras situações. A proibição não chegava ao frango, mas o consumo era pequeno. A única carne liberada era a de peixe, o incentivou o consumo.
Influência Européia, portugueses e espanhóis chegaram ao arquipélago trazendo o cristianismo e a permissão para comer carne de vaca. Além disso, chegaram as frituras em óleo e os doces.Essa culinária é chamada