A função social da escola e a prática docente
PEDAGOGIA
ALINE OLIVEIRA PEDREIRA
CARLA NAIANE DE JESUS OLIVEIRA
NATALINA FERREIRA DIAS
A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E A PRÁTICA DOCENTE
Brumado - Ba
2012
ALINE OLIVEIRA
CARLA NAIANE DE JESUS
NATALINA DIAS
A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E A PRÁTICA DOCENTE
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para asdisciplinas Processo Educativo no Contetxo histórico, Psicologia da Educação I, Teoria Geral do Conhecimento e Sociologia da Educação.
Professores:Bernadete Strang, carlos Eduardo S. Gonçalves, Márcia Bastos e Okçana Battini
Brumado - Ba
2012
A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E A PRÁTICA DOCENTE
1. Introdução
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, a educação brasileira tem como função social o pleno desenvolvimento do educando, levando em consideração as diversas dimensões do ser humano; cognitiva, afetiva, política, econômica e social; sua preparação para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho. A promoção de uma educação de qualidade, em nossas escolas, perpassa pela relação entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem; pela prática do professor, seus valores, concepções, atitudes e sua formação. Desse modo, é através do currículo e da organização pedagógica, que a escola veicula ideias, valores e formas de conduta exigidas pela sociedade.
Contudo, é notório que a sociedade sofreu profundas transformações econômicas, políticas, sociais e os estabelecimentos de ensino enfrentam uma crise educacional, demonstrando certa falha na comunicação de conhecimentos considerados fundamentais para a formação de um indivíduo alfabetizado e consciente. Ainda percebe-se um ensino tradicional, no qual o professor é o detentor do conhecimento científico tido como verdade inquestionável, o aluno, um