A função do coordenador pedagógico
Para exercer a função de orientador pedagógico, o professor deve encarar como prazerosa a convivência intelectual com os colegas envolvidos com a proposta pedagógica da unidade escolar, bem como o relacionamento com pais e alunos a quem deverá orientar. Ao lado do diretor, o orientador pedagógico compõe a equipe técnica administrativa encarregada da gestão da unidade escolar em seus múltiplos aspectos, principalmente, no pedagógico. O que permite os alunos aprenderem conceitos na escola?
Possuir saberes;
Contar com professores dispostos a trabalhar considerando os alunos como centro de sua intervenção.
Esse processo ativo não pode, na escola, ser confiado ao acaso,mas sim oferecer uma ajuda ajustada: criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas oferecer assistência.
As relações estabelecidas no ambiente escolar passam pelos aspectos emocionais,intelectuais e sociais.
É fato, que o trabalho e as responsabilidades do orientador pedagógico de uma unidade escolar são inúmeros e de grande valia para garantir o sucesso da função e da qualidade social da escola.
Por isso, por sentir segurança venho por meio desta proposta contribuir com ações e assegurar muito diálogo e harmonia com os diferentes segmentos sociais da unidade escolar, atentar-se em qualquer movimento em sala de aula, intervir adequadamente nas questões didático-pedagógicas, garantir um trabalho político e pedagógico voltado para as reais necessidades da comunidade escolar, estreitar as relações com as famílias dos alunos, incentivar a equipe escolar para qualificar o saber fazer pedagógico, intervir no processo educacional da escola, mediante análise de indicadores e resultados apresentados ao longo do processo, desenvolver mecanismos de acompanhamento e monitoramento do processo de ensino e aprendizagem da unidade escolar para otimizar os resultados, entre outras atitudes, possibilitará ao orientador pedagógico