A função da Matemática na Biologia
A Biologia sempre foi considerada um refúgio para aqueles que, gostando de Ciência, pensavam ter dificuldades em Matemática. No entanto, cada vez mais a Matemática e os métodos quantitativos vêm sendo utilizados em Biologia. Uma Biologia teórica, matematizada, está hoje na raiz de boa parte dos estudos biológicos. Por exemplo, todas as teorias recentes sobre evolução são formalizadas matematicamente.
Uma dificuldade para o uso da Matemática pelos biólogos é a falta de compreensão entre os praticantes dos dois campos. Como, freqüentemente, os biólogos não sabem Matemática e os matemáticos não têm a mínima idéia do que seja Biologia, a colaboração fica difícil. Profissionais capazes de fazer a ponte entre as duas áreas são raros e altamente valorizados.
- Genética
A Genética é uma área que utiliza as teorias da probabilidade, pois os acontecimentos nesse ramo da Biologia envolvem eventos aleatórios, como o encontro dos gametas masculinos e femininos com determinados genes na fecundação. Vamos supor que um indivíduo heterozigoto para determinada característica (Aa) forma dois tipos de espermatozoides, A e a. Caso uma mulher também seja heterozigota, formará óvulos A e a. A fecundação ocorrerá ao acaso, pois não sabemos qual espermatozoide, A ou a será responsável pela concepção ou qual célula feminina será fecundada A ou a.
Veja o quadro de possibilidades:
Exemplo: Um homem e uma mulher possuem pigmentação normal. O homem é filho de um pai normal e uma mãe albina. A mulher é filha de uma mãe normal e um pai albino. Determine a probabilidade deles terem um filho albino do sexo masculino.
Homem = Aa
Mulher = Aa
Probabilidade de criança albina = 1/4
Probabilidade de criança sexo masculino = 1/4 + 1/4 = 2/4 = 1/2
Os eventos criança albina e criança sexo masculino são independentes, dessa forma temos que para a criança ser albina e possuir o sexo masculino a