A FRONTEIRA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO
Diferentemente de países como Japão e Alemanha, o Brasil é rico em recursos naturais, o que podemos caracterizar um porte forte. E tem obtido um desenvolvimento considerável em recursos físicos e conhecimentos tecnológicos, porém, devido a uma falta antiga de investimento em recursos humanos, o Brasil não tem se desenvolvido da maneira que se esperava, onde podemos apontar o ponto fraco do país.
Encontramos o ponto fraco do Brasil devido a falta de tecnologia avançada e ter que importar os produtos pois não os fabricamos. O ponto forte é que temos uma mão-de-obra barata, terras férteis e cultiváveis, grande quantidade de água doce e variedade de vegetação.
Para o Brasil os determinantes de crescimentos são o desenvolvimento humano, gerenciamento fiscal e a melhor distribuição de renda. No ambiente Institucional precisa modernizar a máquina pública, especificamente a burocracia existente para pagamento de tributos e abertura de empresas e a flexibilidade das leis trabalhistas. Melhorar a qualidade do ensino básico e superior. Oferecer opções de transporte na metrópoles, a qualidade de transporte aéreo e de telecomunicações e a disponibilidade energética.