A frança na idade média: hábitos e costumes
Departamento de Letras e Artes
Curso: Licenciatura em Letras com Língua Francesa
Projeto Pedagógico
A França na Idade Média: Hábitos e Costumes
Feira de Santana – Ba
2009
Gilcivânia Maia Lima
Izabele Joaney Franco Franco
Projeto Pedagógico
A França na Idade Média: Hábitos e Costumes
Trabalho apresentado ao curso de Letras com Francês da UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana, como parte dos requisitos para aprovação na disciplina Metodologia do Ensino de Língua Francesa.
Feira de Santana – Ba
2009
PROJETO PEDAGÓGICO
Tema: Cultura Francesa
Título: A França na Idade Média: Hábitos e Costumes.
Questão Norteadora: Como era a vida dos franceses na Idade Média.
Público Alvo: Ensino Fundamental II.
Carga horária: 20 horas (dupla)
Justificativa e Marco Teórico:
A descoberta de uma outra cultura com hábitos e costumes diferentes dos nossos estimula a curiosidade e interesse para novas descobertas, fazendo um comparativo entre a nossa cultura e a cultura do outro, proporciona ao indivíduo um enriquecimento intelectual muito significativo.
O presente trabalho propõe um aspecto importante que é a construção que ultrapassa a atribuição do significado pelo aluno. Nesse processo o aluno será parte atuante na realização e concretização das atividades propostas.
Os estudos sobre a Pedagogia de Projetos vêm se afirmando cada vez mais na cultura contemporânea, em que vários teóricos como Lúcia Helena Alvarez Leite na (1996) na revista “Presença Pedagógica” e Irani Rodrigues Menezes em seu texto “O Projeto no Espaço Escolar” (S/D) têm se debruçados para explicar o fenômeno.
“Nessa mudança os conteúdos deixam de ser um fim em si mesmo e passam a ser meios para ampliar a formação dos alunos e sua interação com a realidade, de forma crítica e dinâmica.” (LEITE, 1996, p. 29)
“No Projeto, o conhecimento é visto