A Força dos Afetos - Resumo
Cátia Susana
Ano: 11º
Turma: F
Número: 9
Torey Hayden nasceu em 1951 em
Livingston, Montana, nos Estados Unidos.
Apesar de ter uma formação académica diversificada, Torey dedicou grande parte da sua vida ao ensino especial e à escrita.
Os seus livros foram inspirados não só nas crianças, mas também nos adultos que conheceu enquanto ensinava, estes foram bestsellers e traduzidos para cerca de 30 línguas.
Algum dos nomes dos livros mais conhecidos:
- A Criança Que não Queria Falar
- A Menina Que nunca Chorava
- Os Filhos do Afecto
- Uma Criança em Perigo
- Filhos do Abandono
- A Força dos Afectos
- A Prisão do Silêncio
- A Luz de Um Novo Dia.
Neste livro Torey Hayden descreve dramaticamente as dificuldades e alegrias ao trabalhar com um pequeno grupo de crianças emocionalmente fragilizadas:
- Três crianças da Irlanda do Norte, entre os 5 e os 13 anos, que assistiram a actos de terrorismo, cujos pais foram mortos e que deram por si a viver nos EUA com familiares emigrados: Shamie, Geraldine e Shemona.
- Um rapaz de 11 anos esquizofrénico: Dirkie
- Uma menina de 7 anos autista: Leslie
- Uma menina de 8 anos com sexualidade precoce: Mariana
Neste livro, porém, a protagonista é a mãe de Leslie, Doutora
Taylor Ladbrook. Parecendo que ela tinha tudo: beleza, dinheiro e um marido, ela não era feliz. Desde pequena que era maltratada pela mãe: obcecada e alcoólica.
Assim aos 13 anos Ladbrook começa a beber e caí no vício.
Para além de alcoólica Taylor tinha uma dificuldade enorme em comunicar-se com as pessoas. Falando o suficiente e sempre que possivel apenas acenando com a cabeça a resposta: sinais de autismo.
Quando Ladbrooke ia buscar a sua filha no final das aulas, chegava a maioria das vezes bêbada.
Torey sabia que tinha que fazer algo para a ajudar, sendo um pouco díficil pois Ladbrooke pensava ser superior ao resto das pessoas devido a sua classe social. Mas foi a