A força de um Jornal Nacional
“Porque Hoje é Feriado” poderia ser só mais um dos memes engraçados que quem acompanha as mídias sociais está habituado a acompanhar. Ele está naquele mesmo rol do “Luíza que está no Canadá” e do “Para Nossa Alegria”, a diferença é que dessa vez trata-se de um assunto sério, que vai durar ninguém sabe por quanto tempo, enquanto o meme vai ter vida curta, é certo.
A Saúde pública do Rio Grande do Norte amarga há mais de um mês greve por parte dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, com adesão de parte dos médicos que são contratados por cooperativas. A verdade é que o sistema já não funciona com todos os profissionais na ativa, imaginemos – melhor, nós vimos na TV – como a situação se agrava com a paralisação deles. Além da falta de profissionais e a falta de assistência, como mostrado com pacientes em UTIs improvisadas e da superlotação, ainda foi apresentado o amontoado de lixo que está acumulado em um dos hospitais da cidade, devido à falta de pagamento para com a empresa que faz a coleta.
O assunto foi tratado no jornal televisivo local da InterTV Cabugi, filiada à rede Globo, poucas horas antes de ir ao ar pelo Jornal Nacional, na emissora do plin-plin. Fiquei de olho no Twitter, no momento em que a mesma matéria, vale frisar, foi ao ar na emissora daqui, para observar a reação dos usuários daquela mídia social. Pelo que pude notar, não houve a reação que eu esperava, pelo menos por parte dos tuiteiros que sigo. É como se o assunto fosse mais do mesmo. Sem importância. Agora, quando a mesmíssima notícia, vale ressaltar ‘outra vez’, foi à telinha da Globo, a notícia se espalhou, ganhando o topo dos tópicos (TT) do mesmo Twitter.
Como se a situação mostrada já não fosse suficientemente grave para por em xeque a imagem do governo do Estado e consequentemente a do secretário de Saúde, Domício Arruda, a recusa por parte do responsável pela secretaria de Saúde em prestar esclarecimentos à equipe da Globo, justificando