A Formação Territorial dos Estados Unidos
Apesar da história americana escrita só iniciar no século XVI antes disso já habitavam o continente nativos de diversas tribos, dentre elas os famosos apaches, comanches, navajo, cherokee, iroquois e sioux. Estima-se que existiam cerca de 25 milhões de indígenas na América do Norte falantes de mais de 2 mil línguas diferentes. Porém, principalmente após a declaração da independência e o início do expansionismo territorial, os índios foram sendo exterminados pelos europeus em diversas guerras e massacres, sendo que hoje somente 2% da população americana é nativa.
Os Estados Unidos foram incialmente divididos em 13 estados, com território bem menor que o atual. Dentre eles temos a Virgínia, na região centro-sul, primeira colônia inglesa, que possuía britânicos, franceses, espanhóis, italianos e irlandeses, com uma economia baseada na produção de tabaco. Temos também os estados que constituíam a chamada Nova Inglaterra, localizada no norte das 13 colônias, atualmente sendo Massachusetts, Maine, Rhode Island, Connecticut e New Hampshire, que foi fundada por dois grupos religiosos: os Peregrinos – queriam sair da Igreja da Inglaterra - e os Puritanos – queriam reformá-la.
Já na região central das 13 colônias estavam os estados atualmente compreendidos por Nova York, Pensilvânia, Maryland e Delaware, caracterizados pela altíssima diversidade cultural. Já a região sul compreendia Carolina do Norte, Carolina do Sul e Georgia. Na época as colônias não mantinham vínculo entre si, sendo observadas diferenças entre o norte e o sul. O norte era em todos os aspectos uma colônia de