A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE: CONCEITOS VYGOTSKYANOS
351 palavras
2 páginas
A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE: CONCEITOS VYGOTSKYANOSNascido em Orsha, na Bielo-Rússia, em 1896, Lev Semenovich Vygotsky estudou tema como: artes, linguística, literatura, antropologia, filosofia, ciências sociais, psicologia e medicina. Iniciou sua carreira aos 21 anos em Gomel onde lecionava literatura e psicologia. Mais tarde em Moscou fundou o Instituto de Defectologia. Junto com Luria e Leontiev, realizou estudos sobre os processos mentais superiores do homem. Morreu em função de uma tuberculose aos 38 anos de idade.
Influenciado pelo Materialismo Histórico-Dialético de Marx, Vygotsky concebeu que o organismo ativo interage com um ambiente histórico e essencialmente social.
O PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO DA CULTURA PELO SUJEITO
Vygotsky considera que os processos psicológicos superiores são tipicamente humanos, enquanto os processos psicológicos elementares – reflexos, reações automáticas, associações estimulo-resposta – são regulados por mecanismos biológicos, seguindo uma linha de desenvolvimento natural, os processos psicológicos superiores são produzidos por uma linha de desenvolvimento cultural. Para o desenvolvimento dos processos superiores, a existência de processos elementares é condição necessária, mas não suficiente.
A compreensão da origem social e histórica das funções superiores passa pela compreensão de que o social e eminentemente constitutivo d desenvolvimento humano. Vygotsky não separa o orgânico do social, mas destaca a apropriação ativa que a criança faz da cultura de seu grupo.
O processo pelo qual Vygotsky explica a apropriação ativa da cultura é o processo de internalização. A internalização das funções psicológicas supõe que o processo de desenvolvimento do homem é marcado por sua inserção cultural. É por isso que a interação entre sujeitos tem um papel fundamental na abordagem de Vygotsky, pois através das relações interpessoais, internalizamos formas culturais de comportamento e de funcionamento psicológico.
A internalização