A formação profissional e a questão da tarefa de casa
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
LAURA CUPPER VIEIRA
a formação profissional e a questão da tarefa de casa
Rosário do Sul
2010
Laura cupper vieira
a formação profissional e a questão da tarefa de casa
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Seminários I.
Prof. Edilaine Vagula
Rosário do Sul
2010
A formação profissional e a questão da tarefa de casa
Hoje em dia, muito tem se discutido sobre o perfil do profissional que irá chegar à escola e assumir as práticas educativas nessa sociedade do conhecimento.
Um dos problemas encontrados é que geralmente o professor pensa que, após sua graduação, não necessita mais de formação, é um profissional para atuar no ensino, e não precisa mais se preocupar, só que acaba não percebendo que a realidade atual exige um aprimoramento teórico-metodológico constante.
Esse problema só será resolvido através de uma formação continuada em que o professor domine não apenas a produção de conhecimento mas um conjunto de saberes e valores culturais.
Existem também alguns aspectos que comprometem a atualização do professor, tais como baixos salários, a excessiva jornada de trabalho, a falta de valorização profissional e de encentivos governamentais, sendo esse alguns dos motivos que impedem a construção de práticas pedagógicas inovadoras.
Outros estão ligados a própria formação docente, uma vez o professor pode não estar preparado para uma prática pedagógica que enfatize a construção do conhecimento pelo aluno, que supõe a incorporação da pesquisa como método de ensino.
Busca-se um profissional que se faz professor, sinta-se sujeito do processo de formação, encontre a sua própria autonomia ao sair da academia e atue na educação com o propósito de transformar a realidade de formar um sujeito autônomo, cidadao crítico e reflexivo.
O