A FORMAÇÃO HUMANA NA PRESPECTIVA HISTÓRICO-ONTOLÓGICA

2499 palavras 10 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
CURSO DE PEDAGOGIA

ANA LOURDES ALVES DE ARAÚJO

A FORMAÇÃO HUMANA NA PRESPECTIVA HISTÓRICO-ONTOLÓGICA
SAVIANE, Dermeval; DUARTE, Newton

SÃO LUÍS – MA
2013

ANA LOURDES ALVES DE ARAÚJO

A FORMAÇÃO HUMANA NA PRESPECTIVA HISTÓRICO-ONTOLÓGICA
SAVIANE, Dermeval; DUARTE, Newton

Trabalho apresentado ao Portfólio do Curso de Pedagogia, do Centro Universitário
UNINTER como requisito de obtenção de nota de UTA- Fundamentos de Educação
(fase II).

SÃO LUÍS – MA
2013

1 INTRODUÇÃO

Nessa breve síntese sobre A formação humana na perspectiva históricoontológica, SAVIANE, Dermeval; DUARTE, Newton, buscam compreender que a educação é talvez a única capaz de promover o homem, e esta concepção é central na filosofia da educação. Sendo esta, norteada pela crítica, o interesse no trabalho foi uma critica a razão e as pretensas noções de verdade da época, com as ideias hegemonicamente predominantes atualmente. Nesse sentido, tudo se reduzia à linguagem, em contraponto ao pensamento marxista em que estão em causa os indivíduos reais, como sujeitos históricos que se constituem como síntese de relações sociais. Portanto,, por meio da análise e reflexão histórico-ontológica sobre a formação do homem, e segundo escritos de Marx é que transitou o discurso elaborado desse artigo.

2 O sentido da filosofia da educação e a formação humana

Considera-se consenso a definição de educação enquanto formação humana, porém questiona-se em que consiste a formação humana, na medida em que homens formam outros homens é importante analisar se isso é possível e legítimo. Esta é uma questão filosófica, pois envolve o problema da possibilidade, da legitimidade, do valor e dos limites da ação humana.

Nesse sentido, a educação revela-se impossível quando se

considera o homem em seu aspecto empírico – um ser determinado pelo meio natural e cultural. Mas, quando se analisa o homem sob a perspectiva pessoal – da liberdade - este

Relacionados