A formação dos professores ensina o aluno a pensar?
Luciana da Rosa
Resumo
Este artigo tem como principio ressaltar a necessidade da reflexão na formação docente e enfatiza a importância da formação continuada aos professores. Através do embasamento teórico dos autores Becker, Canário, Demo e Perrenoud, propostos aos alunos da disciplina Análise Crítica da Prática Docente 2011/2, sobre orientação da Professora Doutora Nilda Stecanela, foi elaborado um projeto de pesquisa em conjunto com a turma e elaborado um questionário, aplicado posteriormente a 77 alunos dos cursos de licenciaturas na Universidade de Caxias do Sul, ou seja, em processo de formação docente, pretendendo analisar o preparo profissional dos professores da graduação e buscando possíveis caminhos para a superação dessas lacunas na formação docente.
Palavras-chave: Formação docente, significação, construção, aprendizagem.
Introdução
A formação profissional do professor é de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem. Muitas vezes o despreparo dos professores, bem como a falta de um planejamento contextualizada com a realidade sócio histórica dos alunos, torna-se um empecilho na construção do conhecimento e no bom desenvolvimento do trabalho escolar.
Com base na análise dos dados coletados na pesquisa de campo e dos referenciais teóricos estudados compreende-se que a formação profissional do professor, a sua postura frente ao desenvolvimento do trabalho escolar demonstram sua concepção no processo de ensino e aprendizagem. Contribuindo na formação dos seus alunos satisfatoriamente ou não, dependendo da postura adotada por este professor.
Percebe-se que muitas vezes os próprios professores universitários, responsáveis pela formação dos futuros professores demonstram esta falta de preparo profissional. A Formação do professor contribui na formação do aluno, como um exemplo a ser seguido ou não.
1. A importância da formação do professor
A formação do professor deve