A FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
A FORMAÇÃO DOS DOCENTES PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Projeto da disciplina de metodologia da pesquisa. Curso de especialização em Educação do campo da Faculdade Dom Bosco.
Professor: Nilson Corrêa
CURIÚVA
2013
SUMÁRIO
1 DEFINIÇÃO DO TEMA 3
2 OBJETIVOS 3
3 JUSTIFICATIVA 3
4 METODOLOGIA 4
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
6 CRONOGRAMA 6
REFERÊNCIAS 7
1 DEFINIÇÃO DO TEMA A realidade social e natural do campo é diferente da realidade da cidade, logo, o professor da escola do campo necessita fazer uma “reciclagem” em sua mente antes de trabalhar com as dimensões sociedade e natureza, para não se tornar apenas um reprodutor dos fatos sociais, mas para que consiga envolver tanto o conhecimento científico como o conhecimento não científico referente a estas dimensões em sua prática de ensino sem dicotomizá-las e assim, atentar para mudanças de pensamento nos estudantes. O papel do professor do campo é pensar em contribuir na formação dos cidadãos camponeses e procurar desenvolver um trabalho que tenha esta formação como meta principal.
2 OBJETIVOS
Lutar que todas as pessoas do meio rural tenham acesso a uma educação de qualidade, voltada aos interesses da vida no campo.
Contribuir na reflexão político-pedagógica de uma educação básica do campo, partindo das práticas já existentes e projetando novas possibilidades.
Mobilizar os povos do campo para conquista/construção de políticas públicas na área da educação.
Reivindicar para que seja respeitado o direito à educação, no sentido de manter as turmas pequenas de alunos.
3 JUSTIFICATIVA
Na situação atual, os educadores do campo são vítimas de um sistema educacional que desvaloriza o seu trabalho, coloca o meio rural como uma penalização e não uma escolha, não viabiliza a sua