A formação do indivíduo em 'a ideologia alemã'
[pic]
Atividade de Antropologia
2º Semestre
1º Ano
Professora Lívia Cotrim
Considerando a categoria trabalho, explique a seguinte afirmação "Tal como os indivíduos exteriorizam sua vida, assim são eles. O que eles são coincide, pois, com sua produção, tanto com oque produzem como também com o modo como produzem. O que os indivíduos são, portanto, depende das condições materiais da sua produção" (Marx, K. e Engels, F., A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2010, p. 87).
Marx utiliza pressupostos na realidade material, para afirmar que a existência humana parte de um processo histórico, não havendo exceções para que algum indivíduo se situe fora deste processo. São estes pressupostos: a vida em si. Os homens devem estar vivos, ou seja, sujeitos às necessidades básicas de sobrevivência. Ora, todo animal está sujeito a elas, porém o que faz o homem ser o único animal histórico é a capacidade de produção dos meios de vida para essa sobrevivência. Assim que os homens emergem da natureza, começam a produzir seus meios de subsistência, e a partir desta produção criam-se novas necessidades e novas relações homem para homem, e homem para a natureza. A atividade que fomenta essas novas necessidades e que perpetua ou modifica as relações do homem para com o seu igual, e para com a natureza, é o próprio desenvolvimento das forças produtivas.
Ao desenvolvermos novas destas capacidades, criamos posteriormente a possibilidade de apropriação das mesmas por parte das gerações seguintes, este é mais um dos fatores que nos diferenciam dos animais, a nossa herança histórica, seja ela cultural , seja na forma de como dividimos o nosso trabalho e como nos apropriamos dele. Ao mesmo tempo em que todos os homens são produtos de processos históricos, são eles também os únicos seres capazes de alterar concretamente o presente e projetar situações futuras a partir