A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LETRAS
LETRAS PORTUGUÊS
GEANE TEODORO DAMASCENO
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
VITÓRIA
2011
GEANE TEODORO DAMASCENO
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Trabalho apresentado à disciplina Psicologia da Educação e Desenvolvimento do Curso de Letras Português – Licenciatura – da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito para avaliação.
Professora: Herycksara Santos de Souza
VITÓRIA
2011
A formação de professores
Segundo Lino de Macedo, formação de professores é fundamental, pois corresponde a um dos eixos básicos da tarefa escolar, que é formar ou instrumentalizar os futuros cidadãos de uma sociedade. Produzir conhecimento está se tornando o projeto mais importante atualmente. Uma educação comprometida com um projeto de qualificação de pessoas produtoras de conhecimento necessita coordenar diferentes pontos de vista. Segundo Macedo, o momento atual da educação coincide com o que é para ele a mais importante característica da Epistemologia Construtivista de Piaget: a coordenação diferentes pontos de vista, seja em uma perspectiva teórica, seja em uma perspectiva prática. Seguindo a proposta de Piaget, Macedo faz uma análise da importância que ele dá às coordenações entre sujeito e objeto, por um lado, e entre estrutura e gênese, por outro.
A estrutura e a gênese correspondem a duas formas básicas de organização de um sistema qualquer. A estrutura tem função constituinte de objetos (teoria, texto, obra de arte, imagem) ou sujeitos (raciocínios, esquemas de ação). É ela que define os limites de um sistema, pois ela é auto-regulada, dinâmica e fonte de transformações. A questão estrutural se faz presente no cotidiano dos professores nas salas de aula. Pois, os mesmos estão comprometidos com coordenadores