A formação de docentes para atuar na Educação Infantil
A formação de docentes para atuar na educação infantil
The formation of the infantile educator Viviane Helena de Sousa Oliveira*
RESUMO: Este artigo analisa as políticas de formação e valorização do educador infantil para a faixa etária de 0 a 3 anos, através de resultado de pesquisas sobre a qualidade da educação brasileira. Reflete sobre a necessidade de investimentos em políticas educacionais comprometida com a qualidade do atendimento à infância. Propõe juntamente com o Estado Brasileiro incentivo a projetos de formação.
PALAVRA-CHAVE: Formação do educador. Desafio e valorização das Políticas Públicas educacionais.
ABSTRACT: Tails article analyses tee politics of formation and valuation of the infantile educator pair atria band of 0 o the 3 years, through results of research on the quality or the Brazilian education. It reflects on the necessity of investment in compromised educationalist politics with the quality of the attendance to infancy. It together considers with the Brazilian State incentives the formation projects.
KEY WORDS: Formation of the educator .Challenges in valuation of education Public Policies.
*Pedagoga e Especialista em Inspeção Escolar pela Universidade Federal de Uberlândia- U.F.U.
Professora da S.M.E. Uberlândia.
Trabalho apresentado sob a orientação do professor Paulo Celso Costa Gonçalvez, para conclusão do Curso de Especialização em Inspeção Escolar, em dezembro de 2008
1-Introdução
A criança como todo ser humano é um sujeito social e histórico, inserida em uma sociedade, possuem uma natureza singular e constroem seus conhecimentos a partir das interações que estabelece com as outras pessoas e com o meio em que vive.
As instituições de educação infantil, principalmente as que atendem a faixa etária de 0 á 3 anos de idade (creches), devem tornar acessíveis as crianças os mínimos padrões de qualidade assistencial e