A formação da estratágia
Karol Lisandra Sguaisser de Souza
Você entende que há necessidade de um processo de formação de estratégias em empresas de pequeno porte?
Quais as vantagens de formalizar esse processo e qual é o papel do acesso às informações para tal?
As empresas de pequeno porte, embora fundamentais para o giro de capital (geração de empregos, produtos e serviços) , geralmente tendem a não obter grande diferenciação no mercado, muitas vezes por não comportarem a demanda, pois não há espaço físico, capital ou qualificação ou mesmo enfrentam barreiras tecnológicas, que as deixam em desvantagem no mercado. Ter estratégias bem formuladas pode ser o diferencial de sobrevivência dessas empresas ou, sem elas, sua extinção.
Se uma empresa de pequeno porte sabe em que produto ou ramo investir, pesquisando a concorrência, o mercado e o campo de atuação, suas chances de diferenciar-se dos demais será muito maior.
A formulação da estratégia em pequenas empresas pode ser, em minha opinião, até mais complexa para gerar resultados se comparada à empresas maiores, de médio e grande porte. Geralmente empresa maior tem sua missão, visão e valores melhor elaborados e claros, além de conhecer melhor sua capacidade interna externa, alinhá-las à visão, missão e valores, tomando uma decisão estratégica mais assertiva e formulada mais adequada à realidade.
A formação da estratégia em pequenas empresas depende fundamentalmente do acesso às informações reais e atualizadas, para que possa haver a definição da melhor estratégia a ser seguida.
As informações circulam de forma rápida e o mercado exige retorno rápido, atualização constante. Nesse ponto, percebemos o quão indispensável é a estratégia, para antever o que virá, trabalhar com o que está acontecendo e planejar os cenários futuros.
Nos textos disponibilizados, além de compreender o conceito de estratégia e sua importância, é evidenciado o valor das estratégias e sua formulação para o sucesso das