A formação da américa latina
Disciplina: História das Américas Independentes
1. A ideologia liberal justifica a atuação dos líderes da independência política da América Latina. Explique essa afirmação.
A maioria dos líderes do processo de independência estava munida de idéias saídas de doutrinas liberais. Os estudos feitos na Europa e os livros franceses que chegavam à América de forma clandestina deram às pessoas descontentes com o sistema colonial, as bases que fundaram os projetos de independência. As idéias liberais burguesas pautadas na liberdade, igualdade jurídica, legitimidade de propriedade, na educação, caíram como uma luva numa sociedade erigida sob o sistema colonial. Essa sociedade era composta por grupos divergentes, mas que se uniram contra um inimigo comum, o Espanhol opressor. Criollos, índios, mestiços, escravos, mineiros, trabalhadores das manufaturas, todos, em alguma medida não estavam satisfeitos com a ordem estabelecida. As idéias liberais encontraram terreno fértil nessa sociedade cheia de contradições e por isso elas justificam a atuação dos líderes do processo de independência.
2. A independência política destruiu o sistema colonial metropolitano. Você concorda com essa afirmação? Por quê? Sim, se encararmos o sistema colonial metropolitano como um sistema em que a colônia está submetida à direção política da metrópole. Antes da independência, a Espanha como metrópole detinha o controle da cobrança de impostos, da administração da colônia, da influência na igreja, da imposição de restrições comerciais e proibição das manufaturas. Enfim, a ruptura significou o fim desse sistema. A partir dali, uma nova ordem social se estabelecia, sem grandes mudanças práticas, mas sobretudo, uma nova ordem regida por outra política, que tinha como principais atores os Criollos e como base de pensamento o liberalismo burguês.
3. O conceito de liberdade era o mesmo para toda a sociedade no momento da