A Forma O Do Grupo BRICS
Os BRICS, é uma sigla que se refere ao Brasil, Rússia, Índia e china, e que se destacam no cenário internacional como países em desenvolvimento. Jim O’Neill, chefe da pesquisa econômica global da Goldman Sachs (grupo financeiro multinacional), foi quem propôs a ideia dos BRICS e em 2001, identificou que esses países em desenvolvimento apontavam um crescimento econômico acelerado, em relação aos fatores: econômicos, renda per capita, extensão territorial e população, e assim, ocorreu o agrupamento desses países mesmo com grandes diferenças sociais, culturais e políticas.
Em 2003, Goldman Sachs publicou um relatório que apontava um crescimento exponencial dos quatros países até 2050, o que levaria a superação das economias dos seis países mais industrializados e uma projeção de crescimento da África do Sul, em comparação ao dos BRICS, com um padrão de crescimento similar.
Os BRICS, tratava de uma grupo de países, mais preocupados em consolidar suas lideranças regionais. Outros pesquisadores apontavam versões diferentes, como por exemplo: BRICSAM ou BRIC PLUS.
Judah Grunstein, considerava que a identidade em comum do BRIC era um objetivo distante, enquanto Adam Wolfe, considerou que BRIC, se tornara uma aliança política objetivando contestar a predominância das instituições econômicas criadas após a Segunda Guerra.
Em 2009, os líderes dos países do BRIC realizaram sua primeira reunião, em Ecaterimburgo, e emitiram uma declaração apelando para o estabelecimento de uma ordem mundial multipolar.
Maria Edileuza Fontenele Reis, afirmou que o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim e o Chanceler da Rússia Sergey Lavrov, selaram pontos de consenso presentes na Declaração Conjunta, sobre as necessidade de fortalecimento da segurança e estabilidade internacionais, fortalecendo um multilateralismo.
Em 2011, convidaram a África do Sul para se juntar ao grupo, formando o BRICS. Daniel Flemes, considerava a democratização dos