A forma o do Antigo Regime
A crise do sistema feudal, iniciada a partir do século XI, contribuiu para a formação do Antigo Regime.
O sistema feudal
Entre os séculos V e XV, o sistema feudal foi predominante na Europa. Nesse período, a maioria da população europeia vivia na área rural e trabalhava na produção agrícola. Os servos, como eram chamados os camponeses, deviam fidelidade aos grandes proprietários de terra e, em troca, recebiam deles proteção e permissão para trabalhar na terra.
Os proprietários rurais eram chamados de senhores feudais. Eles eram nobres e recebiam dos reis um grande lote de terras – o feudo – e ficavam comprometidos em garantir a defesa do território. Conforme os senhores feudais foram aumentando suas propriedades e o número de camponeses sob sua proteção, eles ficaram mais poderosos e adquiriram certa autonomia em relação ao rei.
A crise do feudalismo
A partir do século XI, houve um aumento da produção agrícola, além de um rápido crescimento da população e do número de moradores nas cidades. A produção artesanal também cresceu com muitos artesãos trabalhando na produção de tecidos de lã, ferramentas, joias, sapatos e objetos de madeira. O excedente agrícola e os produtos artesanais eram comercializados entre os feudos e também com povos de outros continentes.
Nessa época, os comerciantes, também chamados de burgueses, foram se tornando mais numerosos e mais influentes na economia medieval. Inicialmente, os burgueses ocupavam uma posição social intermediária. Porém, devido ao desenvolvimento das atividades urbanas no final da Idade Média, eles tiveram condições de prosperar e enriquecer, passando a ocupar uma posição destacada na sociedade. As cidades foram se tornando importantes centros comerciais e conquistaram maior autonomia em relação aos senhores feudais. Essas transformações sociais acabaram provocando uma profunda crise no sistema feudal.
Responda no Verso:
1) O que é o sistema feudal?
2) Quem eram os servos?
3) Quem era o