A Forma O Da Classe Operaria Brasileira
Texto: Pág.: 159
Resumo.
O texto retrata sobre o trabalho feminino nas primeiras fabricas do Brasil, mostra que as mulheres não substituía o trabalho masculino mas lutava e conquistava aos poucos seu lugar. E também relata que muitas vezes as mulheres foram expulsas das fabricas onde trabalhavam por estarem alcançando a mesmo limites que o trabalho masculino alcançava. O texto mostra também que as mulheres enfrentaram grandes obstáculos para entrar no mundo dos negócios. Elas eram assediadas sexualmente diariamente, tinha um salário baixo, mas sempre lutaram para quebrar as barreiras que eram colocadas em seus caminhos.
O cortiço
Texto: Pág.: 161
Resumo.
O cortiço se passa em 1890, que se passa em um cortiço carioca, que se relata o trabalho das lavadeiras em um lugar onde tinhas muitas casinhas, que eram alugadas por mês, e os pagamentos eram adiantados. Os moradores do cortiço não pagavam para lavar e usar agua e sabão. E com aquelas casinhas e tantas lavadeiras foi formando uma lavanderia e aquele lugar na verdade mais parecia um mercado de peixe com tanto barulho e agito, o lugar do cortiço parecia ser agradável, com pessoas amigas que se reunião em uma lavanderia que foi criada por tantas lavadeiras que lá moravam, e era cercado de cercas de vara e jardins.
Indústria de Base.
Texto: Pag.:162
Resumo
A companhia Siderúrgica Nacional foi criada pelo presidente Getúlio Vargas no ano de 1941, quando o Brasil iniciava a implantação chamada Indústria de Base. E o programa econômico do governo Vargas tina uma ideia formada de criar indústrias nacionais que iria produzir insumos (Matéria prima, equipamentos, capital, etc.) que pudessem preencher setores produtivos. E a CSN que era situada na cidade de Volta Redonda, conseguiu um substituição de produtos internacionais por produtos nacionais. Nesse período também ocorreu a criação de outras indústrias de grande porte, que produziam aço, alumínios, papel, maquinas, etc....