A forma de contar dos chineses
Os Chineses contam mais rápido que os Brasileiros
[18-05-2010]
| Numa mesa de um bar estão um Inglês, um Chinês e um Brasileiro. Não, não é o princípio de uma piada. É uma experiência para demonstrar quão influente é uma língua em nossa arquitetura mental e nossa capacidades e costume. E também em nossas habilidades com a matemática. Veja só que interessante: |
Imaginem que pedimos aos três que leiam em voz alta esta série de números: 4, 8, 5, 3, 9, 7, 6. E que depois fechem os olhos e passem 20 segundos memorizando à sequência antes de repeti-la em voz alta outra vez.
O resultado é surpreendente. O Inglês e o Brasileiro teriam 50% de probabilidades de recordar a sequência perfeitamente, mas o Chinês se aproximaria de 100%. A razão disso é que o cérebro humano armazena dígitos em um lapso de memória que dura uns 2 segundos. Isto significa que é mais fácil memorizar o que podemos dizer ou ler dentro do dito lapso de 2 segundos. Você já deve ter deduzido que o idioma Chinês, ao contrário do Inglês, permite encaixar estes 7 números em 2 segundos.
Como diz Sanislas Dehaene em seu livro The Number Sense:
"Os numerais do idioma Chinês são notavelmente breves. A maior parte deles podem ser pronunciados em menos de um quarto de segundo. Por exemplo: 4 é si; e 7, qi. Seus equivalentes ingleses (four, seven) são mais longos: sua pronúncia leva aproximadamente um terço de segundo. Em línguas tão diversas como Galês, Árabe, Chinês, Inglês e Hebreu, há uma correlação reproduzível entre o tempo necessário para pronunciar os números em uma certa língua e o lapso de memória de seus falantes. Neste caso a eficácia é do dialeto Cantonês do Chinês, cuja brevidade outorga aos residentes de Hong Kong um lapso de memória de 10 dígitos aproximadamente."
Também há uma grande diferença em como se constroem os numerais nas línguas ocidentais e nas asiáticas. Em Português, por exemplo, diz-se: dezesseis, dezessete, dezoito...