A fome
-------------------------------------------------
Consequências da fome
As consequências imediatas da fome são a perda de peso nos adultos, levando eventualmente à morte, e ao aparecimento de problemas no desenvolvimento das crianças, geralmente limitando as suas capacidades de aprendizagem e produtividade. A desnutrição, principalmente devido à falta de alimentos energéticos e proteínas, aumenta nas populações afetadas e faz crescer a taxa de mortalidade, em parte, pela fome e, também, pela perda da capacidade de combater as infecções. A fome é um dos maiores flagelos da humanidade. Tem sido uma das grandes causas de morte de milhões de seres humanos em todos os tempos e sociedades. Muitas pessoas em todo o mundo passam fome ou estão subnutridas, apresentando carências alimentares graves.
O estado no qual o organismo sente carência de nutrientes, vitaminas, comprometendo o bem-estar e saúde de um indivíduo é denominada fome. A fome é ocasionada pela falta de alimentos necessários para suprir as necessidades do organismo em manter suas funções vitais.
Os seres humanos dependem de uma variedade de alimentos como proteínas, vitaminas, lipídios, glicose, sais minerais, que são essenciais para todos os órgãos presentes no corpo continuarem funcionando corretamente.
A energia dos alimentos é extraída em forma de calorias. As calorias estão relacionadas com a quantidade de calor que o alimento libera após sua metabolização e digestão. Essa quantidade de caloria é a