A Flora do Pantanal
Durante a seca, os campos se tornam amarelados e constantemente a temperatura desce a níveis abaixo de 0ºC, e registra geadas, influenciada pelos ventos que chegam do sul do continente. Em altitudes maiores, o clima árido e seco torna a paisagem parecida com a da caatinga, apresentando espécies típicas como o mandacaru, plantas aquáticas, fogueiras e aroeiras. O Pantanal possui uma vegetação rica e variada, que inclui a fauna típica de outros biomas brasileiros, como o cerrado, a caatinga e a região amazônica. A camada de lodo nutritivo que fica no solo após as inundações permite o desenvolvimento de uma rica flora. Em áreas em que as inundações dominam, mas que ficam secas durante o inverno, ocorrem vegetações como a palmeira carandá e o paratudal.
Imensas áreas são cobertas por batume, plantas flutuantes como aguapé e a salvínia, por isso a vegetação aquática é fundamental para a vida pantaneira. As plantas são carregadas pelas águas dos rios e juntas formam verdadeiras ilhas verdes, que na região recebem o nome de camalotes. Há ainda no Pantanal áreas com mata densa e sombria.
No período da seca, os campos são cobertos predominantemente por gramíneas e vegetação de cerrado. Essa vegetação também está