A flora Africana
A vegetação natural e a paisagem de África são muito diversas – desde o quente deserto do de África do Saara à viçosa selva tropical e desde os picos cobertos de neve às quentes planícies de capim. Grande parte da floresta foi desbravada, mas há ainda algumas áreas protegidas
Mais de 50% das florestas africanas já foram desbravadas para darem lugar à agricultura e ao aproveitamento da madeira. Existem culturas arbóreas como o cacau, o óleo de palma e a borracha.
Nos desertos africanos as plantas que aí se desenvolvem são chamadas xerófilas, porque armazenam a água nas suas raízes, caules ou folhas.
E é sobre alguma desta vegetação africana e algumas destas plantas de África que falaremos neste nosso trabalho.
A Flora de África (geral)
As paisagens características de África são formadas pelos imensos espaços abertos da Pradaria e da Savana.
Nestas regiões as chuvas são periódicas e são importantes para a vegetação e para a fauna variada aí existentes.
Outros ambientes naturais do continente africano são as planícies poeirentas e os desertos constantemente atravessados pelas caravanas Tuaregues.
Várias regiões deste continente foram consideradas pela ONU, reservas ecológicas da Humanidade.
O Clima
Em geral o clima africano é quente. Nas zonas perto do equador a temperatura pouco varia entre o dia e a noite, e também ao longo do ano. A média é de 25º. É uma região de chuvas abundantes durante todo o ano.
Na zona dos trópicos a variação da temperatura já é maior durante o dia e as alterações térmicas anuais também são maiores. Já existe uma estação das chuvas durante os meses de Verão a norte do Equador, e durante o Inverno a sul.
Na zona dos desertos as temperaturas são extremas. Chegando aos 50º C durante o dia e por vezes a temperaturas muito baixas à noite. A chuva nestas regiões é escassa ou quase nula.
A Vegetação ou A Flora Africana
A vegetação africana está muito ligada ao clima, por isso podemos distinguir