A filosofia é importante
Faça definição da Filosofia
Definir a filosofia é realizar uma tarefa metafilosófica. Em outras palavras, é fazer uma filosofia da filosofia. Aqui se ver que a melhor maneira de se abordar inicialmente a filosofia talvez não seja definindo-a, pois tal definição já exige alguma filosofia.
Esse problema devia ser visto em toda a sua seriedade. Não há com se definir sem que se tenha alguma compreensão dada de definição, do mesmo modo que não há como responder adequadamente a uma pergunta se não partiu de uma compreensão dada de perguntas e resposta.
Historicamente, a filosofia é conhecida por ser difícil de definir com precisão, não conseguindo a maioria das definções cobrir tudo aquilo a que se chama filosofia.
À falta de uma definição “definitiva”, as introduções à filosofia geralmente apostam em apresentar uma lista de discurssões de problemas filosóficos, e uma lista de questões que não são filosóficas.
A importância da Filosofia para as pessoas
A importância social da filosofia é quebrar barreiras para que o indivíduo através do seu esforço alcance, um estado pleno de satisfação, que ocasionará um momento de felicidade. Pois, a filosofia tem a finalidade de fazer com que ele entenda o breve momento atingido, “A Felicidade”.
Podemos concluir que sua missão principal, é tornar viável, possível, a busca da felicidade, é quebrar conceitos existentes, mostrando ao homem, nessa busca, que lhe é permitido a mudança de comportamento em relação ao meio que vive. Serenando, consolando os momentos de crise, para conseguir a plenitude a paz interior.
Filosofia no dia-a-dia
Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Afirmar que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou é a mesma coisa que dizer que a hora da felicidade ainda não chegou ou já passou; devemos, portanto, filosofar na juventude e na velhice para que