A Filosofia e o Cristianismo
O Cristianismo Apresentou soluções adequadas para os mais graves problemas que sempre atormentaram a mente humana.
Conflitos e Conciliação entre: A Fé e o Saber
A Fé Cristã era o pressuposto fundamental de toda sabedoria humana.
• Filósofos não precisam se dedicar a busca da verdade,pois ela já havia sido revelada por Deus aos homens através das Sagradas Escrituras(bíblia). • A Fé representava a fonte mais elevada das verdades reveladas - especialmente aquelas verdades essenciais ao homem e que dizem respeito à sua salvação.
Religiosos Contra a Razão : viam nessa forma de pensamento uma porta aberta para o pecado , a dúvida , o descaminho.
Religiosos a favor da Razão : sentiam nesse pensamento a possibilidade de usá-la como instrumento a favor do cristianismo. - Conciliado com a fé cristã, o estudo da filosofia grega permitiria à Igreja enfrentar os descrentes com armas racionais de argumentação lógica.
“Toda verdade, dita por quem quer que seja, é do Espírito Santo.”
Santo Ambrósio
Tradicionalmente, o capítulo da História da humanidade relativo ao tema “conflito entre razão e fé” é atribuído a um período medieval em que se travava um confronto entre os adeptos da boa nova, isto é, a religião cristã, e seus adversários moralistas gregos e romanos, na tentativa de imporem seus pontos de vistas. Para estes, o mundo natural ou cosmos era a fonte da lei, da ordem e da harmonia, entendendo com isso que o homem faz parte de uma organização determinada sem a qual ele não se reconhece e é através do lógos que se dá tal reconhecimento. Já para os cristãos, a verdade revelada é a fonte da compreensão do que é o homem, qual é sua origem e qual o seu destino, sendo ele semelhante a Deus-pai, devendo-lhe obediência enquanto sua liberdade consiste em seguir o testamento (aliança).
Desse debate, surgem as formas clássicas de