A filosofia e a musica na educacao infantil
A Música surgiu há mais de 50.000 anos , tendo início no continente africano, espalhando-se pelo mundo, a música era parte do cotidiano dessas pessoas. A música ao ser reproduzida é influenciada pelas características da região como a organização sociocultural e economia local.
Na pré-história o ser humano produzia músicas e utilizava como campo fértil para projetar seus desejos, medos e outros sentimentos que fugiam da razão. Um instrumento musical é um objeto construído com o propósito de construir música.
Pitágoras (filósofo e matemático grego) defendia a importância da música na tragédia e nos cultos gregos, junto com a matemática a música desvendava os segredos do mundo.
Os homens primitivos fascinados pelo barulho da natureza, tentavam também produzir o sopro do vento, o ruído das águas, o canto dos pássaros, através de sons tirados da garganta, misturado com palmas e roncos e outras combinações.
De acordo com a mitologia, a música iniciou com a morte de Titãs, depois da vitória dos deuses do olímpio sobre os filhos de Urano, conhecidos como Titãs, foi pedido a Zeus que criassem as musas do canto, ele então dormiu com Mnemosina, a deusa da memória e após nove noites nasceram as nove Musas.
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um dos objetivos de incluir música na educação infantil é criar meios para que os alunos absorvam com mais facilidade os temas trabalhados em sala. Trabalhando músicas atuais com as crianças, faz com que elas analisem a letra da música despertando assim seu senso crítico, relacionando a letra da música com a realidade da sociedade.
Ao criar um ambiente musical, leve e descontraído faz com que a criança tenha mais interesse em ir para a escola facilitando assim sua aprendizagem ajudando em seu desenvolvimento saudável, além de tornar a aula mais rica e interessante.
A música na educação infantil traz muitos benefícios para o aluno facilitando a assimilação, estimulando o desenvolvimento