A filosofia naformação do educador
O texto consiste em explicar o sentido da filosofia na educação e a importância da mesma na formação dos novos e educadores.
“A filosofia da educação figura como disciplina obrigatória do currículo mínimo dos cursos de Pedagogia.” (pag. 09)
Isso ocorre por que muitas vezes o professor precisa refletir sobre os problemas que acabam surgindo durante as atividades propostas pelo mesmo.
“Que é que leva o homem a filosofar?” (pag.09)
Com essa pergunta o que realmente gostaríamos de saber é aonde começou a filosofia, como ela foi provocada e quais são os reflexos dela na existência humana. Assim descobrimos qual o verdadeiro sentido de existir. “(existência que é agir, sentir, pensar)” (pag.10)
A nossa vida segue seu rumo normalmente até que no percurso ocorra algo, que altere seu curso natural. E é ai que o homem é obrigado a refletir sobre os acontecimentos. E é nesse ponto que surge o filosofar. O homem começa a filosofar quando há um problema.
1.Noção de Problema
Nós já estamos tão acostumados com a palavra problema que não sabemos mais o verdadeiro significado da mesma. 1.1 Os usos correntes da palavra “Problema”:
Nós costumamos usar com frequência a palavra problema como um sinônimo de questão, ou seja, qualquer pergunta pode vir a ser um problema. Porém esse não é o verdadeiro sentido da palavra problema, só podemos caracterizar um problema quando não tiver resposta para o mesmo e alguém sentir necessidade de procurar pela resposta. Mas nem tudo que não tem resposta tem que ser caracterizado problema, pode ser também um mistério. Logo se eu pergunto há alguém numa classe de aula: “ Em que ano você está?”, estou lhe perguntando algo que tem uma resposta simples e imediata, o que não pode ser caracterizada uma problemática, pois a especificidade de um problema consiste no grau elevado de complexidade de uma pergunta em questão.
Sendo assim excluídas do significado de problemas as questões de solução simples,