A filosofia da ciencia - Rubens
A Filosofia da Ciência é um livro escrito por Rubem Alves e que foi publicado em 1981 pela escritora brasiliense.
Rubem Alves mostra a definição de senso comum e ciência com a origem e os pensamentos responsáveis pelo conhecimento, e começa o livro com a seguinte frase: “A ciência nada mais é que o senso comum refinado e disciplinado”. Ele quer mostras que é necessário acabar com o mito de que o cientista é uma pessoa que pensa melhor do que as outras. O fato de uma pessoa ser muita boa para jogar xadrez não significa que ela seja mais inteligentes que os outros não jogadores.
O autor diz que a aprendizagem da ciência é um processo de conhecimento progressivo do senso comum. Rubem diz que: “A ciência não é um órgão novo de conhecimento. Ela é a hipertrofia de capacidades que todos têm. Isso pode ser bom, mas pode ser muito perigoso. Quanto maior a visão em profundidade, menor a visão em extensão. A tendência da especialização é conhecer cada vez mais de cada vez menos” Ou seja, o senso comum é o conhecimento que não é científico, e as pessoas de senso comum não são intelectualmente inferiores, mas sem o senso comum, a ciência não pode existir.
O senso comum e a ciência são da mesma necessidade básica, existe a necessidade de compreender o mundo, a fim de viver melhor e sobreviver. Rubem Alves diz que para aqueles que acham que o senso comum é inferior a ciência estão enganados, pois por dezenas de milhares de anos, os seres humanos sobreviveram sem nada que assemelhasse à nossa ciência, e depois que a ciência começou a surgir, ela está apresentando sérias ameaças à nossa sobrevivência. Os dois estão em busca de ordem.
Para o autor, a ciência é tão incerta quanto o senso comum, pois ela não tem resposta definitiva para todos os problemas. As respostas que a ciência nos dá muda com o tempo, e isso se deve ao fato de que a ciência trabalha com as hipóteses da realidade, e tenta se aproximas do real.
Rubem Alves também faz uma