A Farsa de Inês Pereira
Neste tempo de transição, os contrastes, contradições culturais foram invitáveis e atingiram inclusive os conceitos estéticos. Mudaram o caminho da Arte e, de modoespecial, da Literatura que, naquele momento, tornou-se um misto de tendências medievais e renascentes.
A chamada Literatura Humanista representou assim, um homem dividido entre as belezas da Alma e as belezas do Corpo, entre as belezas da Fé e as belezas da Razão, entre as belezas da Religião e as belezas da Ciência, enfim, entre as belezas do Céu e as belezas da Terra até quando, mais tarde decidir entre um dos dois caminhos: ou da religiosidade cristã ou do paganismo materialista renascente. De qualquer modo, as tensões sociais e culturais da era Humanista construíram um Teatro Popular, uma Poesia Palaciana e uma Crônica Histórica, como expressões literárias marcas pela oscilação entre dois mundos: em primeiro lugar, como uma extensão da velha ordem feudal e teocêntrica; em segundo lugar, como uma busca de renovações propugnadas pelo novo contexto mercantilista e antropocêntrico.
Característica Detalhadas dos Personagens.
Inês Pereira: jovem esperta que se aborrece com o trabalho doméstico. Deseja ter liberdade e se divertir. Sonha casar-se com um marido que queira também aproveitar a vida. Principal personagem da peça. Moça