A FAMÍLIA
O grupo social família desempenha um papel importante na educação dado o fato de sua atuação no desenvolvimento humano, assim continua sendo um espaço privilegiado de socialização e exercício da cidadania. Um vínculo familiar estável e o apoio efetivo às famílias através de uma oferta pública de serviços constituem em fator decisivo na busca dos objetivos prioritários do desenvolvimento humano, tais como o acesso à educação. As famílias brasileiras são marcadas historicamente pela diversidade de condições sociais, econômicas, culturais e éticas e aquelas em situação mais vulnerável, com o reconhecimento das mesmas enquanto agente social ativo, sendo ele o cidadão merecedor de políticas públicas adequadas, por ser fundamental para as transformações às quais a educação brasileira anseia.
Temos uma nova definição constitucional sobre família que a torna mais inclusiva e sem preconceitos, a igualdade de direitos e deveres na sociedade matrimonial,novos meios para a coibição da violência domestica, a livre decisão do planejamento familiar , o direito ao divórcio estes e outros direitos são resultado de lutas femininas.
A família tem seus direitos e também tem deveres a cumprir, alguns deles citados no Estatuto da Criança e Adolescente
AQUI É UMA CITAÇÃO
“Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”
A família é o espaço para a garantia do desenvolvimento e proteção das crianças, ela desempenha uma ação importante na educação formal e informal, ensinando valores e comportamentos.
Toda família sofre influencia do ambiente social, político e econômico, assim como a escola e na sociedade seus problemas sociais são refletidos, por isso a importância do conhecimento das